ENS

Acessar ENS

Descontos especiais para associados do Sincor-RS

Calendário de Eventos

Café com o Sincor

Café com o Sincor

Data:
06/08/2024

Vamos combinar!

A calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul deu um banho de aprendizado ao mercado segurador. Esperamos!


Será que os riscos climáticos cada vez mais frequentes não despertaram a necessidade de uma oferta de proteção menos complexa, mais simplificada para o consumidor dos seguros simplificados? Estes produtos de seguros cobrem riscos limitados para a parte mais forte, o segurador. Então para quem foram eles simplificados? No caso dos riscos climáticos quem controla a força da natureza e pode estimar as perdas máximas decorrentes destes eventos? Estamos falando de produtos hoje disponíveis na prateleira do mercado para este consumidor.


O corretor faz parte deste mercado como representante e distribuidor, mas não participa na engenharia de produtos, todavia este profissional deve ser considerado e ouvido como um importante observador, para o desenvolvimento do setor, pois quando a expectativa dos segurados não é atendida, todo o mercado perde. Cabe algumas considerações:


Nos grandes riscos existe a possibilidade de uma cobertura ampla combinada com os eventos da natureza, ofertada por algumas seguradoras, mais dispendiosa e nem sempre aceita pelo segurado. Nos seguros de condomínios também é possível oferecer uma cobertura ampla e combinada. Os agentes financeiros também podem contar com este leque de garantias na cobertura básica de danos físicos. O seguro de automóveis também conta com cobertura compreensiva. Mas a grande massa de segurados, de residências, de empresas pequenas e médias tem que construir próprio seguro de maneira suficiente, com a ajuda do seu corretor. Claro que a opção de um seguro abrangente implicará em nova precificação, mas a escolha será possível.


No Brasil, as Seguradoras têm acesso a seguros e resseguros para desastres, prática necessária para mitigar os riscos financeiros associados a eventos catastróficos.


Reconheço os benefícios que o seguro gera, ressarcindo perdas, promovendo a tranquilidade, segurança e estabilidade para todos os indivíduos. Tenho muito orgulho do mercado onde atuo, mas vamos nós também combinar, de estudar para passar nessa prova e podermos avançar.


Fonte: Breno Kor, fundador da Kor Corretora de Seguros