Se você consegue manuseá-lo normalmente, não há com o que se preocupar. Mas caso fique quente e você não consiga nem segurá-lo, fique atento.
Ao deixar seu celular carregando, você já percebeu que a parte que fica na tomada do carregador, às vezes, esquenta? Você sabe por que isso acontece?
A resposta é bem simples e nem um pouco preocupante. Isso acontece porque as tomadas comuns passam 110 e 220 volts. Já os carregadores pegam toda essa energia e a transformam em 5 volts, ou seja, a quantidade que seu celular precisa para carregar!
Isso porque os carregadores foram criados para transformar a corrente alternada (AC) em uma corrente contínua (DC), por meio de um circuito eletrônico que é combinado a um transformador, para que consiga transformar aquela voltagem alta em uma menor.
Como o carregador recebe muita voltagem quando ele só precisa de pequenos 5 volts, às vezes, ele esquenta. Mas está tudo bem, desde que ele não esteja absurdamente quente.
Até porque os carregadores de celular foram criados para pegar a energia da tomada e torná-la menor, que o celular suporte, então, eles contam com dissipadores inteiros, tudo muito bem pensado e planejado.
Se você consegue manuseá-lo normalmente, não tem nada a se preocupar. Mas, caso ele fique quente e você não consiga nem segurá-lo, fique atento e troque de carregador, pois ele pode estar com problemas, além de prejudicar a bateria do seu celular.
O carregador, caso esteja aquecendo demais, pode ser por causa de uma má confecção, principalmente nos casos em que o item não é original do celular e o fabricante do carregador é desconhecido.
Também pode ser causado por mal contato, seja com a tomada ou com a conexão do celular. Para evitar isso, sempre verifique se todas as conexões estão limpas e firmes.
Não se esqueça de sempre deixar o carregador enquanto estiver em uso em uma área onde ele seja capaz de dissipar o calor, porque, se ele não conseguir, ele realmente vai esquentar, isso pode ser perigoso, então, tenha cuidado.
Fonte: Bruna Machado / www.capitalist.com.br
