O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (IBRACOR) enviou aos corretores de seguros associados o questionário de supervisão orientativa para devido preenchimento.
O documento está disponível aqui!
A medida foi implantada em 2020, em conjunto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), com o objetivo de orientar os corretores sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos segurados. O questionário aborda as atividades que os profissionais devem observar para não sofrerem penalidades impostas pela autarquia SUSEP.
Segundo comunicado do Instituto, as respostas serão de uso exclusivo da autorreguladora e da Susep, que servirão de base para a definição de ações orientativas aos associados.
Em caso de dúvidas, os corretores devem enviar e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
O preenchimento do questionário não é obrigatório, mas é importantíssimo para servir de norte às ações de aconselhamento do Ibracor aos Corretores. Lembrando que todas as informações serão tratadas exclusivamente para este fim, qual seja, organizar as campanhas de orientação ao longo do ano.
“Os associados serão plenamente beneficiados por esta ação, uma vez que a tabulação das respostas nos dará o perfil atual dos corretores de seguros, para que o IBRACOR desenvolva programas de orientação para o desenvolvimento da categoria, cumprindo assim o seu Plano de Supervisão Orientativa”, apontou o IBRACOR no comunicado enviado aos corretores.
Clique aqui para encontrar orientações sobre a atuação dos corretores para prevenção de possíveis sanções administrativas da Susep:
https://www.ibracor.org.br/ibracordownloads/orientacoes-fiscalizacao.pdf
