ENS

Acessar ENS

Descontos especiais para associados do Sincor-RS

Calendário de Eventos

Sincor-SP divulga ranking das seguradoras 2022

Com base nos dados divulgados pelas seguradoras e entidades do setor de seguros, o consultor de economia do Sincor-SP, diretor da Rating de Seguros, Francisco Galiza, produz, anualmente, o Ranking das Seguradoras.


“O Ranking das Seguradoras é o mais tradicional estudo do Sincor-SP, bastante aguardado pelo mercado, pois serve de orientação aos corretores de seguros e ao mercado em geral sobre os caminhos do setor. O ano de 2022 ficou marcado pela retomada completa da normalidade, em um cenário pós-pandemia, quando as pessoas puderam estar novamente juntas presencialmente”, afirma Boris Ber, presidente do Sincor-SP.


O levantamento mostra que em 2022 a receita do setor de seguros, considerando somente os produtos de riscos, atingiu quase R$ 233 bilhões, com uma variação de 18,4% em relação ao ano anterior. “Foi um crescimento mais favorável do que no período 2019-2020, que registrou elevação de 13%. Se somarmos ainda os produtos de acumulação, a receita total de 2022 ultrapassou o patamar de R$ 385 bilhões, uma variação de 15% em relação ao ano anterior”, avalia Galiza.


Segundo o Ranking, um importante destaque foi o crescimento do seguro rural. Desde 2017, a variação acumulada foi de 220%, um número extremamente expressivo. Também tem relevância a recuperação parcial do seguro automóvel em 2022, após anos de relativa estabilidade em termos de receita – mas ainda dá para fazer mais para voltarmos aos patamares que registrávamos anteriormente. Outro destaque foi o crescimento do faturamento do seguro saúde em 2022, que chegou a 12%, superando a taxa de inflação no período, apesar dos desafios atuais desse segmento. “É um reflexo positivo da pandemia para nosso setor, que ressaltou a importância dos seguros, impulsionando as contratações”, indica Boris Ber.


O Ranking das Seguradoras, como diz o próprio nome, também aponta as empresas que estão se destacando e conquistando a liderança em cada ramo, bem como traz os valores das operações. No mercado brasileiro de seguros, há 84 grupos empresariais atuando no segmento de seguros de produtos de risco. Em 2022, tal como em 2021, os cinco maiores grupos do setor de seguros em produtos de risco foram Bradesco, SulAmérica, Porto Seguro, Banco do Brasil e Zurich Santander – essas cinco empresas têm representado de 50% a 55% de todo o mercado.


“Com este relatório, o Sincor-SP disponibiliza valiosa informação para que os profissionais de seguros possam compreender o cenário atual e definir suas oportunidades de empreendedorismo”, conclui o presidente.


O Ranking das Seguradoras 2022 pode ser conferido na íntegra clicando aqui.