Há uma data que os corretores de seguros precisam guardar na memória: 29 de dezembro de 1964, dia em que o Congresso Nacional aprovou a Lei 4.594, aquela que regulamenta nossa profissão, um marco legal de nossa atividade.
Porém sempre tivemos enormes dificuldades para nos fazer respeitar. Nos anos 1970, qualquer um se dizia “corretor de seguros”. Sem preparo profissional ou ética, “vendia” seguros. O resultado foi a imagem negativa de nossa profissão. Corretor de seguros virou sinônimo de “picareta” naquela época.
A partir da década de 1980, as lideranças nacionais da categoria reconheceram que os corretores precisavam de mais qualificação profissional. Os sindicatos estaduais passaram a criar cursos de aperfeiçoamento e palestras motivacionais visando preparar os Profissionais para atuar como “um corretor de seguros especialista”.
Os efeitos logo se fizeram sentir: com um profissional melhor preparado, o mercado reagiu positivamente e as próprias seguradoras passaram a nos encarar com outros olhos, reconhecendo que tinham pela frente não apenas um intermediário na venda de seguros, mas o primeiro cliente de seus negócios.
Em dezembro de 2024 comemoramos os 60 anos deste marco, mais fortes, mais preparados.