Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul pode ser afetado por ventos de mais de 100 km/h e chuva intensa em função da passagem de um ciclone extratropical:
- Se temporais já causam transtornos, a expectativa é de que este possa causar muitos danos. Por isso, tomar medidas de prevenção pode reduzir os sinistros -, afirmou o presidente do Sindicato das Seguradoras do RS (SINDSEGRS), Guilherme Bini.
Em 2016, quando a capital gaúcha foi atingida por um fenômeno semelhante, a entidade estimou mais de R$ 20 milhões pagos em indenizações de sinistros residenciais, de veículos e patrimoniais.
O SINDSEG indica medidas de prevenção que podem ser tomadas:
• Mantenha seu veículo em local protegido. Não deixe ele embaixo de árvores ou de estruturas que possam ser derrubadas com o vento forte.
• Deixe as janelas fechadas. Assim, você evita que os vidros ou venezianas quebrem, além de reduzir o risco de dano em itens da sua casa.
• Desligue eletrônicos da tomada. Mudanças repentinas na corrente elétrica podem queimar aparelhos. O ideal é tirar da tomada o que não está sendo usado.
• Deixe os objetos longe das janelas. Se as janelas quebrarem, menor a chance de danificar objetos de valor.
• Verifique as calhas e ralos. A limpeza de calhas e ralos melhora o escoamento da água da chuva.
• Não passe com o carro em alagamentos. Se a água chegar na altura do escapamento, não passe pelo local, pois há chance de estragar o motor do veículo.
SINCOR-RS COMENTA
É nas horas mais difíceis, como esta do ciclone extratropical, que nosso papel de profissionais corretores de seguros mostra sua importância. Temos que mostrar agilidade, boa prestação de serviços, conhecimento técnico, compreensão do momento delicado que nosso segurado está vivendo por causa de um sinistro.
Bom trabalho para todos nós.
