A comemoração dos 128 anos de fundação do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (SindsegRS) teve a grandeza que aquele que é um dos mais antigos e importantes sindicatos do setor merece.
Para comemorar, uma edição especial do “Almoço do Mercado Segurador”, no dia 14 de agosto. Mais de uma centena de pessoas lotaram o salão da Associação Comercial de Porto Alegre.
Em seu pronunciamento, o presidente do SindsegRS, Guilherme Bini, fez um resgate histórico da entidade em seus 128 anos. Citou momentos importantes como a fundação do Corpo de Bombeiros da Capital, que durante 40 anos esteve ligado ao sindicato:
- Uma história alicerçada na responsabilidade e marcada por grandes realizações em prol deste mercado, tão importante para a economia gaúcha e do País.
- Em 2019, fui acolhido nesta missão, de presidir um sindicato forte e atuante-, disse, ao agradecer à diretoria e colaboradores do SindsegRS.
Bini recebeu homenagens de entidades como o CVG-RS e empresas como GBOEX e Sabemi. Recentemente a entidade foi agraciada com o Prêmio Destaque 2023, na categoria Entidade, pelo CVG-RS.
Palestra do Dr. J. J. Camargo
O ponto alto do Almoço foi a palestra do convidado especial, o médico cirurgião Dr. J.J. Camargo, que tem em seu currículo, entre tantas outras realizações, as atuações como diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores, membro da Academia Nacional de Medicina, escritor, colunista de jornal e ativista da medicina com tratamento humanizado a pacientes.
Seu tema foi a 'Humanização das relações', onde ressaltou que a relação dos Corretores e Securit´rios com seus clientes se assemelha muito com a dos médicos e pacientes. O Dr. J.J. Camargo iniciou com o que ele chamou de uma "obviedade":
- O sucesso de qualquer organização que oferece serviço ao público começa com a escolha de quem vai ser oferecido ao contato com o público - decretou, listando a tríplice aliança que contempla o círculo virtuoso para essa humanização: gostar de pessoas, empatia e gratidão.
- A capacidade de ouvir é “evidência de estar disponível para ajudar", apontou, sugerindo como monitor de desempenho contabilizar expressões de gratidão.
O Sincor-RS esteve presente no evento, com seu presidente e membros da diretoria. Cumprimentamos o Sindseg RS, irmão mais velho do setor estadual, parceiro de lutas em favor do engrandecimento do mercado segurador gaúcho e brasileiro.
