ENS

Acessar ENS

Descontos especiais para associados do Sincor-RS

Calendário de Eventos

Atualização da tabela do Simples favorece Corretor

Os Corretores de Seguros serão diretamente favorecidos pela proposta de atualização da tabela do Simples Nacional, em discussão no Congresso Nacional. O assunto foi debatido na terça-feira 16/9 em audiência pública realizada pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.


O debate foi proposto pelos deputados Julio Lopes (PP-RJ) e deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), que salientaram o fato de os limites atuais estarem congelados desde 2018.


Na visão desses parlamentares, a revisão dos limites de receita bruta anual para enquadramento no regime “é urgente”, uma vez que, com a inflação acumulada, as empresas, inclusive Corretoras de Seguros, estão sendo obrigadas a migrarem para regimes fiscais mais complexos e onerosos.


Julio Lopes lembrou, inclusive, que a situação é tão grave que gerou o movimento “Atualiza Simples”, que reúne empreendedores, entidades setoriais e especialistas tributários.


Segundo a Agência Câmara, esse movimento defende a correção periódica dos tetos de faturamento com base em indicadores oficiais de inflação, para preservar a competitividade, a formalização e a sustentabilidade das microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).


Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicam que essas organizações representam cerca de 99% do universo empresarial brasileiro e são responsáveis por 54% dos empregos formais e por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.


Para os deputados, que integram a “Frente Parlamentar Mista o Livre Mercado”, o debate permitirá a construção de propostas legislativas eficazes, baseadas na realidade dos empreendedores brasileiros e nos princípios da isonomia, da eficiência tributária e da justiça fiscal.